Maanains

A Igreja Cristã Maranata tem um espaço com o objetivo de transmitir o ensino da doutrina revelada pelo Senhor. São os maanains, que funcionam em todo o território nacional e no exterior.

Atualmente são 60 unidades sendo que o primeiro deles, o Maanaim de Domingos Martins, fundado na década de 70, está localizado em um sítio no meio da mata atlântica, na região de Domingos Martins, a 40 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, estado de origem da ICM.

Com infraestrutura e método próprio de administração, o local é chamado também de “Cidade Maanaim”, onde há divulgação de toda a doutrina da Obra que o Espírito Santo de Deus tem realizado no meio da Igreja. Seu espaço tem ampla estrutura de monitoramento por Circuito Fechado de Televisão (CFTV), coleta seletiva de resíduos e controle automatizado de sua planta, com uma ampla rede de comunicações por handie talkie.

Atualmente, possui de extensão aproximadamente 52,1 alqueires, 200 mil m² de área pavimentada e uma área construída de mais de 30 mil m², com capacidade de congregar até 4 mil pessoas por seminário, quinzenalmente.

Os maanains também são destinados à realização de eventos da Igreja Cristã Maranata. São lugares aprazíveis, com toda a condição para que os membros possam absorver o aprendizado e o conhecimento do que o Senhor Deus tem operado no meio da Igreja.

O Maanaim de Domingos Martins, além de um espaço bucólico e agradável, também faz parte de um trabalho incentivo à preservação e à educação ambiental. Ali se concentra a estratégia fundamental para a sustentabilidade pregada pela ICM aos seus membros em todo o mundo.

Educação Ambiental

O processo de educação ambiental existe em Domingos Martins desde sempre, com a coleta seletiva de lixo, destinação correta, uso do material orgânico em compostagem para as plantas e hortas localizadas no sítio.

Mas, em 2014, preocupada com a escassez da água, a direção da Igreja Cristã Maranata iniciou também um projeto de sustentabilidade hídrica no Maanaim do Espírito Santo.

Atualmente o consumo de água do Maanaim está em 180 litros habitante/dia, o que corresponde a aproximadamente 637.380 litros por dia de água potável, considerando uma população média de 3.541 pessoas por seminário.

Por essa razão, foi desenvolvida a estação de tratamento de água de reuso, com capacidade para tratar 6 litros de esgoto por segundo, transformando este efluente em água em condições de ser reutilizada. Todo esse processo é feito através da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Maanaim do Espírito Santo.

Os procedimentos, definidos pela ABNT 13.969/97 como classes 2 e 3, garantem água sanitariamente em condições para uso em fins não-potáveis, como limpeza de vias, descargas de vasos sanitários e outras finalidades normatizadas.

Além de ser uma atitude para o uso sustentável dos recursos hídricos, também reduz os custos e evita lançar no ambiente produtos químicos indesejáveis, utilizados no tratamento da água. A sustentabilidade do planeta é um dos nossos princípios fundamentais para a Igreja Cristã Maranata.

Reflorestamento

Por ser sustentável em todos os aspectos, o Maanaim do Espirito Santo vem também produzindo um novo trabalho de reflorestamento de sua pequena área descampada, através de um projeto de educação ambiental que tem a participação especial de crianças, intermediários e adolescentes da Igreja Cristã Maranata.