A Igreja Cristã Maranata, como instituição religiosa, nasceu em janeiro de 1968, no município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, Brasil. Desde a fundação da igreja, o objetivo sempre foi adorar a Deus e pregar o evangelho conforme as escrituras do Velho e Novo Testamento como única regra de fé e prática, bem como conscientizar a formação espiritual e social do homem, a educação cristã, promover obras beneficentes e assistência moral e educacional, sem fins lucrativos em território nacional e exterior.

O fundador e o fundamento da Igreja Cristã Maranata se identificam na pessoa do Senhor Jesus Cristo. Não há, portanto, ênfase a outro nome de pastor ou nomes de pastores já que a existência da Igreja Maranata é parte do plano profético de Deus para os nossos dias.

A Igreja Cristã Maranata surgiu no seio da comunidade evangélica como resultado de um acontecimento previsto para o tempo presente como está escrito no livro do profeta Joel 2:28 que diz: “E há de ser que nos últimos dias derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. E vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.”

Maranata! O Senhor Jesus vem!