Orientações sobre Assistência aos Irmãos

“Todos estes perseveraram unânimes em oração” Atos 1:14

 

Em razão da crescente da pandemia do coronavírus, a Igreja Cristã Maranata adotou medidas relacionadas à assistência aos membros e visitantes da denominação. O objetivo é manter todos assistidos, especialmente aqueles que estão mais necessitados e vulneráveis nesse momento de calamidades, que é bíblico.

 

Conforme informado pela Igreja Cristã Maranata, desde a última quarta-feira (18) os cultos presenciais da instituição foram suspensos por tempo indeterminado. Desde então a Igreja Cristã Maranata aumentou ainda mais a presença digital com a realização de cultos e, inclusive, iniciou a transmissão de programas semanais que já estão sendo exibidos pela emissora Rede TV, além do lançamento do aplicativo oficial para smartphones.

Além de toda a comunicação online e dos cultos que a Igreja Cristã Maranata já vem fazendo por meio do site, redes sociais oficiais e via YouTube e demais plataformas oficiais, a instituição agora comunica aos pastores, diáconos, obreiros, responsáveis de grupo, secretários e servas de frente, que neste período da suspensão dos cultos, deverão atender as seguintes orientações:

Orientações Gerais

  • Os Pastores das igrejas devem ligar regularmente para os diáconos para colher informações da Igreja;
  • Os Diáconos devem ligar e conversar diariamente com os obreiros para saber de informações e transmitir orientações, cuidando das necessidades, bem como cuidar dos idosos varões;
  • As Servas de frente, vão dividir as irmãs da igreja em grupos. Exemplo: a Igreja tem 10 servas de frente e 50 irmãs. Cada irmã cuidará de um grupo de cinco irmãs para orar e colher informações diariamente;
  • Os Professores de jovens realizarão a mesma atividade das Servas de frente. Eles devem dividir o grupo de jovens para passar as informações e ajuda-los;
  • As Professoras de crianças, intermediários e adolescentes devem manter os pais cientes e enviar o material das aulas.
  • Os Responsáveis de grupo de assistência e secretários, devem atualizar o SGI com telefones e demais informações para manter nosso povo informado.

Ferramentas para assistência remota e virtual

Nas conversas em vídeo, o WhatsApp só aceita até 4 pessoas, e somente pelo celular (não funciona na versão web). Por outro lado, é bem simples de fazer e todas as pessoas aparecem na tela dividida.

Ideal para pequenas assistências e momentos de oração.

Como fazer chamada em vídeo pelo WhatsApp:

  • Para chamar pessoas que estão num mesmo grupo, abra a aba de conversa desse grupo e clique no ícone de telefone que fica no canto superior direito
  • Um menu vai aparecer na parte de baixo da tela, com uma lista dos participantes do grupo. Você poderá selecionar até 3 pessoas, para chamar (com você, serão 4). Feito isso, clique no ícone da câmera
  • Para chamar fora de grupo, selecione primeiro uma pessoa e abra a aba de conversa. Clique no ícone de câmera que fica no canto superior direito (ao lado do ícone de telefone).
  • Inicie a chamada em vídeo e, no canto superior direito, vai aparecer a opção de adicionar mais pessoas (um sinal de +). Você poderá adicionar até 3 (com você, serão 4).

Capacidade e restrições: Até 50 pessoas por videochamada.

Além de chamadas em vídeo (ou só áudio) e texto, ele também permite compartilhar a tela do computador (a pessoa pode ver o que está na tela da outra e ajudar a resolver algum problema, por exemplo).

É gratuito, embora exista a versão Skype for Business, que é paga (US$ 2 por mês, por usuário) e permite até 250 pessoas em uma chamada de vídeo, mas é mais voltada para empresas, como o nome diz.

Permite fazer visitas e pequenas reuniões de grupos.

Como fazer uma chamada em vídeo pelo Skype:

  • Baixe o Skype no celular ou tablet pela loja de aplicativos (Google Play ou App Store, se for iPhone) ou no computador (skype.com)
  • Também é possível usar o Skype no computador sem baixar nada, em web.skype.com
  • Crie uma conta; se você tiver uma conta Microsoft (como @outlook. com ou @msn.com ou sendo usuário do pacote Office), já é automaticamente um usuário Skype; basta abrir o app e fazer login
  • Busque os amigos pelo nome de perfil deles no Skype ou pelo email. Se não encontrar, você pode mandar um convite

Permite até 10 pessoas por videochamada na versão gratuita do Gmail. É muito usado para conversas de texto, é como se fosse um “whatsapp” do Google. Ele junta pessoas que tenham qualquer conta na plataforma (Gmail, YouTube, etc).

Um recursos para pequenas reuniões e visitas.

Como fazer chamada em vídeo no Google Hangouts:

  • Mesmo que nunca tenha usado, você já tem acesso a ele e talvez não saiba. Se você já usa Gmail, por exemplo, o HangOut fica logo abaixo da lista de pastas, à esquerda (onde aparece o seu perfil)
  • Ou você pode entrar em hangouts.google.com. A página tem um ambiente próprio e mais “amigável”, que não se mistura com seus e-mails
  • Também é possível fazer o download do app para celular/tablet pela loja de aplicativos (Google Play ou App Store, se for iphone)
  • Você pode buscar seus amigos entre seus contatos (pessoas com quem você já trocou e-mail pelo Gmail estão ali automaticamente, assim como contatos que possui em celulares Android, por exemplo). Ou pode convidar pessoas
  • Aí é só clicar e entrar na opção “Vídeochamada” (no computador) ou
  • E você pode criar um grupo, assim como no WhatsApp, para não ter que mandar convite um por um nas próximas vezes.

Permite até 100 pessoas por videochamada no modo gratuito, entretanto apenas por até 40 minutos.

O programa faz reuniões virtuais no computador ou celular/tablet, e permite compartilhamento de tela (as pessoas podem ver o que está na tela do computador de quem compartilhou, para entender um passo a passo, por exemplo, ou acompanhar um texto).

Como fazer chamada de vídeo no Zoom:

  • Baixe o Zoom no celular/tablet pela loja de aplicativos (Google Play ou App Store, se for iPhone) ou no computador (em zoom.us/pt-pt/meetings.html)
  • Se recebeu um convite, não precisa ter conta na plataforma para entrar na reunião: basta incluir o “ID” (número) da reunião, que aparece nesse convite
  • Caso queira criar uma reunião e enviar convites, é preciso ter uma conta no aplicativo (ele pede apenas o email e a criação de uma senha) ou fazer login com a conta do Google ou do Facebook.