O mês de outubro representa um período festivo para a Igreja Cristã Maranata (ICM). Isso porque, em 1967, dava-se início às primeiras reuniões da instituição nesta mesma época do ano. Embora a ata de organização da primeira ICM tenha sido feita em 03 de janeiro de 1968, data que marca formalmente o aniversário da igreja, as primeiras experiências já estavam acontecendo desde outubro do ano anterior.

Diante desse contexto, somado também ao período em que se comemora a Reforma Protestante de Martinho Lutero – no dia 31 de outubro, faz-se pertinente ao período festivo trazer à lembrança marcos vivenciados pela instituição ao longo desses anos de sua existência.

A Grande Reunião de 1976

Um evento denominado “A Grande Reunião de 1976” foi um marco do início dessa Obra, o qual aconteceu no mês de abril daquele ano, na cidade de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo. A programação reuniu aproximadamente 35 mil pessoas. O objetivo da Grande Reunião foi falar sobre a volta do Senhor Jesus e a respeito da Obra que o Espírito Santo tem realizado.

Fundação do Maanaim do Espírito Santo

O Maanaim consiste, resumidamente, em um espaço organizado com o objetivo de transmitir ensinamentos doutrinários da Palavra de Deus por meio de seminários e outros eventos organizados com suporte para um alcance abrangente, atingindo tanto pessoas do exterior, que viajam até o local a fim de participar presencialmente das programações, como também de todo o Brasil.

Atualmente, o alcance é expandido por meio da tecnologia de transmissão via satélite para igrejas em todo o país e também espalhadas pelo mundo, e também pela Internet, fazendo com que membros da instituição que residem em locais onde não há um templo geograficamente próximo possam também participar em unanimidade dos eventos. Na década de 1970, no entanto, isso ainda não era possível e os seminários no Maanaim do Espírito Santo surgiram, neste período, com um aspecto mais forte de exclusividade.

Esse Maanaim está localizado em um sítio no meio da Mata Atlântica, na região de Domingos Martins, a aproximadamente 40 quilômetros da capital, Vitória. Atualmente, a ICM já conta com aproximadamente 60 unidades espalhadas pelo Brasil, e continua recebendo destaque o Maanaim do Espírito Santo ainda hoje, de onde são transmitidos seminários a alcance mundial.

Templo do Maanaim do ES na déc. de 1980 – Registro do Acervo do Presbitério Espírito-Santense
Área externa do Maanaim do ES – nov. 2019 – Foto: Sandro Ferreira
Área externa do Maanaim do ES – déc. de 1980 – Registro do acervo do Presbitério Espírito-Santense
Templo do Maanaim do ES no ano de 2019

Primeira Coletânea de Hinos da Igreja Cristã Maranata

A primeira coletânea da Igreja Cristã Maranata que se tem registro no Presbitério Espírito-Santense foi publicada no ano de 1978, com um destaque: nela, foram compilados os hinos entoados durante “A Grande Reunião”, evento mencionado acima. Na capa, está registrada a seguinte expressão: “Aleluias e Glória ao Rei”, frase que possui as iniciais de “A Grande Reunião”.

Desde então, até os dias atuais, já foram lançadas 10 edições oficiais de Coletâneas de Hinos e Corinhos pela instituição, sendo a mais recente em 2018.

Confira como era a capa da coletânea de 1976:

Comunicação: Inauguração do Sistema de Transmissão Via Satélite e da Rádio Maanaim

A Igreja Cristã Maranata registrou a primeira transmissão via satélite no ano de 2009, no mês de outubro, por um canal alugado pelo Presbitério Espírito-Santense da ICM. No mesmo ano, em 15 de novembro, esse recurso foi utilizado pela primeira vez para unificação da doutrina transmitida nas Escolas Bíblicas Dominicais, como acontece até os dias atuais. Todos os templos e Maanains passaram a ser pontos de recepção do sinal via satélite.

Área Externa da Central de Comunicação da Igreja Cristã Maranata – Vila Velha, ES – 2018

A Rádio Maanaim foi inaugurada e consagrada ao Senhor Deus em julho de 2012. “A Rádio Maanaim foi concebida a partir da percepção do que seria a comunicação nos anos que se seguiriam à sua inauguração. Como uma das primeiras rádios brasileiras concebidas sobre plataforma e operação profissionais, mas com transmissão exclusiva através da WEB, a emissora partiu na frente na conquista de ouvintes/internautas em todo o Brasil e em mais de 170 países onde há registros de acessos. A internet quebrou as barreiras das distâncias e irrompeu fronteiras e idiomas chegando aos mais longínquos recantos do planeta, em tempo real”. Esta fala é do pastor e Gerente Geral do veículo, Josias Júnior.

Ceia Especial e o Cinquentenário da Igreja Cristã Maranata

O dia 10 de junho de 2018 marcou o cinquentenário da Igreja Cristã Maranata a partir de uma Ceia Especial, que envolveu os cinco continentes do mundo em um evento histórico para a ICM. No Brasil, o culto aconteceu às 11h, horário de Brasília. Independentemente, entretanto, do fuso horário, todos os participantes, em um só corpo, cearam ao mesmo tempo em glorificação a Deus pelas bênçãos que foram concedidas ao longo dos anos e, principalmente, pelo entendimento do projeto de salvação que foi alcançado pela graça do Senhor.

Distribuição dos elementos da ceia – 2018 – Banco de imagens Rádio Maanaim

A transmissão, ao vivo, via satélite ou internet, e a tradução simultânea realizada para os idiomas inglês, espanhol, italiano, francês e russo foram fatores que possibilitaram a participação de 175 países simultaneamente. Equipes de edição, áudio, tradução, supervisão técnica, transmissão e comunicação concentraram-se na organização da estrutura necessária. O fator mais importante, porém, para o momento que se teve, foi a operação do Espírito Santo, através do qual, verdadeiramente, o Corpo de Cristo, que é a igreja fiel, é unido.

Ceia Especial no templo da ICM em Plano 100, em Vila Velha, ES – Banco de Imagens Rádio Maanaim

Esses foram apenas alguns dos grandes marcos vivenciados pela instituição ao longo desses mais de 50 anos de existência, sendo todos proporcionados graças à operação do Espírito Santo no meio do seu povo e movidos por um único objetivo central, que é o grande anúncio da igreja: Maranata, o Senhor Jesus Vem!