A Igreja Cristã Maranata iniciou no dia 11 de abril de 2016 a Missão Amazônia: um trabalho evangelístico e social que tem como o objetivo atender às comunidades Ribeirinhas situadas na Amazônia Oriental.
Este trabalho pioneiro da igreja teve início quando a Rádio Maanaim, juntamente com os Pastores e irmãos voluntários, partiram para a cidade de Marabá, no Estado do Pará.
Atendimentos
Os atendimentos à população ribeirinha são realizados por médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares de farmácia e de enfermagem, que atendem à população nas especialidades médicas de clínica geral, cardiologia, ginecologia, pediatria, ortopedia, radiologia e odontologia.
Após a consulta, é feita a distribuição gratuita de medicamentos prescritos pelos médicos do projeto. Simultaneamente aos atendimentos médicos e odontológicos, dentistas se revezam para ministrar palestras para as crianças e adolescentes da comunidade sobre como fazer uma boa higiene bucal. Nessas palestras, são distribuídos, de graça, kits de higiene bucal.
Ao longo das sete edições da Missão, foram atendidos mais de 8 mil pacientes. Cerca de 30 mil procedimentos de enfermagem foram realizados, e quase 16 mil unidades de medicamentos distribuídos gratuitamente para os ribeirinhos que foram atendidos pelos médicos e dentistas da Missão Amazônia.
“Igreja é comunidade de fé. O cristianismo tem um dom espiritual que engloba todas as coisas”, afirma o presidente da instituição, pastor Gedelti Gueiros.
Os moradores recebem ainda atividades socioeducativas, de saúde e de beleza, com cortes de cabelo e oficinas de higiene bucal. Em cada edição da Missão, foram distribuídos cerca de 900 kits para as crianças e adolescentes.
Entre os integrantes da Missão, há uma equipe de pesquisadores, professores doutores de universidades federais do país que coletam amostras da água e do solo em vários pontos da comunidade para a realização de pesquisas e apresentação de soluções para o tratamento da água e do manejo do solo.
A ideia agora é formar parcerias com as prefeituras e Estado, a Igreja Cristã Maranata e as universidades federais de Viçosa (UFV) e de Lavras (UFLA), ambas no Estado de Minas Gerais, para ampliar o projeto de sustentabilidade ambiental.