Durante este período de pandemia, a comunicação por mecanismos via Internet tem sido utilizada em vários aspectos pela Igreja Cristã Maranata (ICM). Além de seminários, cultos e estudos bíblicos, o recurso on-line é proveitoso para o Presbitério na realização de reuniões entre o Conselho Presbiteral da ICM e pastores de várias áreas do Brasil e do exterior.

Essa interlocução já acontecia anteriormente ao cenário atual, devido à amplitude que a igreja atingiu em todo o mundo. Porém, naquele período, os seminários quinzenais no Maanaim do Espírito Santo agregavam pastores de diversas partes do mundo e, com isso, as reuniões aconteciam majoritariamente de modo presencial e as online ocorriam com menos frequência. No presente momento, entretanto, houve uma intensificação do uso do recurso on-line.

A integração entre os pastores de todas as áreas se faz necessária para que as necessidades sejam tratadas, em especial nesse período em que os cultos estão gradualmente retornando, sendo esse um dos assuntos em pauta. Outros pontos que têm sido abordados nas ocasiões são: funcionamento dos Maanains, orientações e levantamento de necessidades específicas de todas as áreas em foco. Nesta primeira semana do mês de setembro, foram realizadas reuniões com as áreas de Alagoas, São Paulo, e, em Minas Gerais, as de Zona da Mata e Vale do Aço.

Cada encontro se dá por um aplicativo de reuniões on-line e tem contado com a participação de aproximadamente 200 pastores. O Presbitério continuará com esse propósito ao longo da próxima semana. “Os pastores têm demonstrado a alegria por estas oportunidades que a tecnologia proporciona de aproximação com a sede da ICM, bem como com a disposição contínua do Conselho em assistir a todas as áreas”, afirma o pastor Josias Júnior, que participa dessas reuniões e tem estado a par dessa demanda como Gerente de Comunicação da ICM.

O objetivo central é fomentar a aproximação cada vez maior entre os pastores e o Presbitério da Igreja Cristã Maranata, quando as orientações são passadas com rapidez e as demandas locais são levantadas. Neste momento de retorno dos cultos presenciais, por exemplo, as reuniões têm permitido proporcionar a devida organização de todos os templos, para que haja conformidade e segurança especialmente neste período que requer atenção especial devido à reabertura dos templos após cinco meses.