ORICO, Gilmara M.
Fisioterapeuta
Crefito3 297005-F
https://orcid.org/0009-0004-8181-9014-Pós-Graduada em Hospitalar/Pronto Socorro/UTI/ Especialista em Pilates Clínico e Hospitalar / Especialista Processos Paliativos / Especialista Terapias Integrativas / Especialista em Processo de Rastreio Precoce do TEA / Diretora e RT da CEMFI SAÚDE(Centro Multidisciplinar e Fisioterapia Integrada à Saúde)
ROCHA, Leonice Monteiro Dias
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3671-6647
Doutora em Educação /Mestre em Ciência da Educação / Especialista em Gestão Estratégica no Ensino a Distância – EAD/ Pós-Graduada em Andragogia / Pedagoga / Graduada em Letras
“Agradecemos ao Pastor Aaron Froede Santos e Pastor Lucimar Bízio pela revisão doutrinária do texto.”
INTRODUÇÃO
No contexto do tema, pode-se considerar a passagem bíblica de Provérbios 16:31, que diz: “Coroa de honra são as cãs [cabelos brancos], achando-se elas no caminho da justiça.”, destacando a valorização da sabedoria adquirida ao longo da vida, inclusive na idade avançada. Ao aplicar esse ensinamento ao contexto da inovação tecnológica, é possível ressaltar a importância de valorizar a experiência e a sabedoria dos idosos ao adotar novas tecnologias, pois a maturidade e a fé podem contribuir nesse processo de adaptação.
A inovação tecnológica tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, oferecendo inúmeras oportunidades, especialmente para a população idosa. Este artigo tem como objetivo explorar a relação entre a inovação tecnológica e a maturidade, enfatizando os desafios enfrentados pela terceira idade ao adotar novas tecnologias, bem como as oportunidades decorrentes dessa integração. Pretende-se fornecer esclarecimentos sobre como na maturidade pode ser um facilitador para superar desafios e aproveitar as oportunidades trazidas pela inovação tecnológica para fortalecer a fé do idoso. Além disso, busca-se promover uma visão mais participativa e inclusiva para os idosos na era digital.
Conforme o Salmo 71:18, que afirma: “Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros.” Neste versículo, pode-se ver o destaque no papel ativo e significativo que os idosos podem ter na transmissão de experiências e conhecimento da Palavra de Deus às gerações futuras. A experiência e a fé recebida por Deus pode impulsionar os idosos a superar desafios tecnológicos e compartilhar seu conhecimento com as gerações mais jovens, contribuindo para uma visão mais participativa e inclusiva na era digital.
A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática da literatura, que envolve a pesquisa de fontes diversas relacionadas a temas científicos. Esta análise permite integrar pesquisas e estudos, comparando bases teóricas, resultados e discussões críticas em uma área específica. A escolha dessa abordagem visa realizar uma metassíntese de pesquisas anteriores e conclusões sobre um tema específico. O período de investigação abrangeu estudos publicados entre 2007 e 2023, com critérios de inclusão como palavras-chave relacionadas ao tema, pesquisa de campo ou relato de caso. Os dados foram coletados em periódicos científicos da área da saúde, excluindo artigos sobre procedimentos tecnológicos e repetidos em outros periódicos.
O DESAFIO DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL NO BRASIL: IMPACTOS NO MERCADO DE TRABALHO E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
O envelhecimento populacional é uma realidade crescente no Brasil, com um número cada vez maior de idosos em comparação com a população mais jovem. Essa mudança demográfica traz consigo desafios significativos relacionados à saúde, acessibilidade e adaptabilidade, que exigem a implementação de serviços direcionados para a população idosa. Além disso, o envelhecimento populacional também tem implicações no mercado de trabalho e na transição para a aposentadoria. Neste contexto, a educação desempenha um papel fundamental, pois está relacionada a ocupações estáveis, adaptação tecnológica e aposentadorias tardias.
Em 2022, a população idosa no Brasil atingiu 22.169.101 pessoas com 65 anos ou mais, representando 10,9% da população e um aumento de 57,4% em relação a 2010. Enquanto isso, o total de crianças com até 14 anos diminuiu para 40.129.261, ou 19,8% da população, uma queda de 12,6%. A região Norte era a mais jovem, com 25,2% da população abaixo de 14 anos, enquanto as regiões Sudeste e Sul apresentavam estruturas mais envelhecidas. A idade mediana da população brasileira subiu para 35 anos em 2022, com um índice de envelhecimento de 55,2, indicando um aumento significativo na proporção de idosos em relação às crianças. Em termos de gênero, a população brasileira era composta por 51,5% de mulheres e 48,5% de homens, com cerca de 6 milhões de mulheres a mais do que homens. Em estados como Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, o número de idosos ultrapassou o de crianças, evidenciando o envelhecimento da população (IBGE, 2024).
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2024) revelam um aumento significativo na proporção de idosos em relação às crianças no Brasil. Até 2070, estima-se que cerca de 30% da população brasileira terá 65 anos ou mais, o que terá um impacto profundo nas relações entre os diferentes grupos etários. Isso também afetará o mercado de trabalho, já que mais pessoas estarão em idade de se aposentar (FERNANDES, ARJ e QUEIROZ, 2023). Portanto, é essencial abordar as questões enfrentadas pela força de trabalho mais velha e buscar maneiras para que essas pessoas possam permanecer ativas por mais tempo.
A educação está diretamente relacionada a ocupações estáveis, adaptação tecnológica e aposentadorias tardias. No entanto, no Brasil, existe uma lacuna significativa em programas de treinamento voltados para a mão de obra mais idosa, que geralmente possui menos escolaridade e trabalha por necessidade, em vez de escolha. A desigualdade educacional e laboral no país resultou em uma maior concentração de avanços nos níveis primário e secundário, negligenciando a qualidade da educação. Isso leva a uma maior incidência de vulnerabilidade entre os idosos. Portanto, é fundamental abordar essas disparidades sociodemográficas, a fim de promover avanços sociais e econômicos significativos para a população idosa.
Porém, há um conforto quando se lê à luz da Palavra de Deus, que afirma que os cuidados do Senhor seguirão sobre o nosso futuro, ao futuro daqueles que têm depositado toda a sua vida em viver na Sua dependência. Estes não terão seu futuro negligenciado. Esta afirmação encontra-se em Jeremias 29:11, onde se lê: “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.”
Louvado seja o Senhor pela promessa de cuidado e proteção que este versículo (Jeremias 29:11) traz! Essa passagem lembra que, independentemente das circunstâncias, e até incertezas advindas no futuro, pode-se confiar plenamente nos planos que o Senhor tem para cada um. Ao viver em Sua dependência, encontra-se descanso e a certeza de que Ele guiará os passos daqueles que andam em Seu caminho e cuidará do amanhã.
A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DIGITAL NA VIDA DOS IDOSOS: ACESSO À INFORMAÇÃO E FORTALECIMENTO DA FÉ
O aumento da longevidade da população está relacionado a diversos fatores, como o progresso tecnológico, a redução da taxa de natalidade e os avanços na biogenética. Isso leva a uma mudança significativa no perfil da população idosa, com um crescimento médio de 3% ao ano no Brasil (Alvim; Rocha; Chariglione, 2017). A sociedade contemporânea tem buscado respostas rápidas e eficientes para atender às demandas do envelhecimento, promovendo a participação ativa dos idosos. A associação de diversas ciências, como a Psicologia do Desenvolvimento, a Fisioterapia e a Gerontologia, tem sido fundamental para compreender as diversas dimensões do processo de envelhecimento.
Com o avanço da tecnologia, a internet desempenha um papel significativo na transformação das relações sociais e comerciais em nível mundial. A inclusão digital, iniciada nos anos 90, tem permitido que os idosos participem dessa nova forma de interação social. No entanto, apesar dos esforços, os idosos ainda enfrentam dificuldades em se adaptar e utilizar as tecnologias da informação. Isso leva a uma exclusão digital desses indivíduos, que não conseguem acompanhar o ritmo de evolução tecnológica dos mais jovens, chamados de “nativos digitais” (Alvim; Rocha; Chariglione, 2017). A falta de acesso à informação e tecnologia contribui para a segregação desses idosos em relação à sociedade da informação e do conhecimento. É importante promover a inserção digital dos idosos para que eles possam se integrar e se desenvolver nesse novo ambiente.
No texto de Tito 2:2 e 3, “Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade, e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem.” É instruído ao idoso, o aconselhamento quanto a importância do papel dos idosos na orientação e instrução das gerações mais jovens. Claro que, para isso, os idosos precisam manter entre eles a sensatez, a constância e a maestria no ensino e conhecimento da Palavra de Deus, instruindo a nova geração o seu dever como servos do Deus Altíssimo.
O estudo na área da Gerontotecnologia, assim como na Fisioterapia, é fundamental para compreender como os idosos lidam com as tecnologias da informação e comunicação e como podem ser incentivados a participar ativamente desse universo cibernético. Os profissionais da saúde precisam conhecer as necessidades específicas da população idosa nesse contexto tecnológico, respeitando as limitações naturais do processo de envelhecimento (Leite et al 2024). Na busca e na manutenção do conhecimento da Palavra de Deus, na vida dos idosos e aos acessos a ela, as tecnologias digitais e assistivas têm se tornado cada dia mais presentes, contribuindo para o fortalecimento da fé e da doutrina, garantidas na Palavra em Provérbios 2:6 “Porque o Senhor dá sabedoria: da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.” Nesse versículo diz que o “conhecimento e o entendimento” vem da boca de Deus, afirmando que quando o idoso busca conhecer a Palavra de Deus, seja por meios físicos ou utilizando a tecnologia digital, o Senhor lhes acrescenta conhecimento e também a fé.
Quando se metida também em outros textos bíblicos como Romanos 10:17: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” Percebe-se a importância de ouvir a Palavra de Deus para fortalecer a fé (Santos, 2024). Além disso, é importante ressaltar a relevância de proporcionar acesso à Palavra de Deus a todos, independentemente de limitações físicas. Nesse sentido, destaca-se o Trabalho de Acessibilidade no projeto de atendimento aos idosos nas igrejas, que consiste em disponibilizar as perguntas da Escola Bíblica Dominical gravadas em áudio (Figura 1) e Coletâneas com letras ampliadas (Figura 2). Tal iniciativa visa permitir que os idosos com baixa visão possam acompanhar e participar ativamente, respondendo às perguntas da Escola Bíblica Dominical (EBD). Essa abordagem acessível demonstra o compromisso da igreja em promover a participação e o envolvimento de todos os membros, independentemente de suas condições físicas, fortalecendo assim a comunhão no Corpo (Igreja) e a vivência da fé na maturidade.
À medida que a tecnologia digital avança, torna-se cada vez mais evidente o seu impacto na vida cotidiana das pessoas, independentemente da faixa etária. No entanto, é interessante observar como essa influência também alcança a vida dos idosos, proporcionando-lhes uma oportunidade única de fortalecer sua fé. Quando os idosos utilizam a tecnologia digital como uma ferramenta para buscar conhecer mais a Palavra de Deus, ela se torna um tesouro em suas vidas, facilitando o acesso a informações e esclarecimentos contidos na Palavra de Deus. Embora possa parecer uma afirmação subjetiva, este fenômeno pode ser embasado cientificamente por meio de pesquisas e estudos que exploram os benefícios da tecnologia para a saúde emocional dos idosos. Conforme citam os autores Cotten; William e Mccullough (2024, n.p):
“O uso da Internet também demonstrou enriquecer a vida de idosos isolados, com alguns adultos mais velhos relatando menor estresse percebido na vida como resultado do uso de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC). Da mesma forma, foram demonstradas associações positivas entre o uso da Internet e as percepções de autoeficácia.”
Portanto, como resumido, essa pesquisa descobriu que para idosos vivendo de forma independente, o uso da internet estava associado a menor solidão e maior senso de acolhimento com irmãos da igreja e contato com familiares. Fornecendo evidências de que a internet pode auxiliar os idosos a se manterem socialmente conectados.
A Palavra de Deus nos ensina que: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” (1 Coríntios 2:9). Esse versículo ressalta a ideia de que Deus tem preparado algo grandioso para aqueles que o amam. Deus tem preparado uma eternidade e tem cuidado daqueles que pela fé são sustentados, pois quando os idosos utilizam uma ferramenta digital, seja por meio de YouTube, tablets, celulares ou outros meios digitais para se conectarem com a Palavra de Deus, têm a oportunidade de acessar informações e esclarecimentos que podem enriquecer sua fé e compreensão do projeto de salvação para o homem.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, conclui-se que a inserção digital dos idosos é de suma importância para promover a inclusão e o desenvolvimento desses indivíduos na sociedade contemporânea. A tecnologia digital oferece oportunidades de fortalecimento da fé, pois ao acessar a Palavra de Deus, a fé lhe será acrescida. Esta tecnologia permite um acesso de forma mais acessível e conveniente. Além disso, os benefícios da tecnologia têm sido comprovados por meio de pesquisas científicas que colaboram quanto à socialização dos idosos que estão impedidos de se locomoverem. Portanto, é fundamental que sejam desenvolvidas metodologias de estudo e intervenções adequadas para compreender e atender às necessidades específicas dos idosos nesse contexto tecnológico em constante evolução. Espera-se que este artigo possa contribuir para pesquisas que visam a melhoria da qualidade de vida e a integração plena dos idosos na sociedade atual, valorizando sua experiência e conhecimento para orientar e instruir as gerações mais jovens, conforme instruído nas Escrituras.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Alvim, Kelly Cristina Barbosa Levi; Rocha, Fernanda de Sousa; Chariglione, Isabelle Patriciá Soares. O idoso e o uso da tecnologia:uma revisão sistemática da literatura. Revista Kairós – Gerontologia, 20(4), 295-313. ISSNe 2176-901X. São Paulo (SP), Brasil: PUC, 2017.
Bíblia Sagrada. São Paulo: Almeida Revista e Corrigida: Edição e diagramação: Sociedade Bíblica do Brasil, 2016.
Bizio, Lucimar. Doutor em Linguística Aplicada, Pastor responsável pelo Grupo de Acessibilidade aos Surdos e Surdocegos da Igreja Cristã Maranata.
Cotten, Sheila R., Anderson, A. William. McCullough, Brandi M. Impact of internet use on loneliness and contact with others among older adults: cross-sectional analysis. Journal of Medical Internet Research, 15(2), e 39. 2013. Disponível em: https://www.jmir.org/2013/2/e39. Acesso em 6 maio 2024.
Fernandes, Anderson Rocha de Jesus; Queiroz. Bernardo Lanza. Educação e outros determinantes da participação laboral de adultos mais velhos no Brasil. Rev. estudo. popul. [on-line]. 2022, vol. 39, e 0229. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/9ddWyzVWmf5WHNVHSFSnmjm/. Acesso em: 2 maio 2024.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: Educação 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 6 maio 2024.
Santos, Aaron Froede. Médico Oncologista Clínico. Pastor responsável pelo Grupo de Idosos e Altas Habilidades/Superdotação da Acessibilidade da Igreja Cristã Maranata.
ANEXO 1
- Projeto da acessibilidade – EBD em áudio.
Figura1
Fonte: Próprios autores
- Coletâneas de Louvores com letras ampliadas
Figura2
Fonte: Próprios autores
Apdsj
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