Igreja Cristã Maranata investe em ações de sustentabilidade

Com o objetivo de reduzir o volume de lixo e os impactos no meio ambiente, a Igreja Cristã Maranata investe em sustentabilidade em diferentes frentes. Em outubro, a instituição decidiu eliminar o uso de copos descartáveis em seu centro doutrinário, o Maanaim do Espírito Santo, em Marechal Floriano.

De acordo com o pastor Gedelti Gueiros, presidente da igreja, a cada seminário, eram utilizados cerca de oito mil copos de plástico e de isopor. “Temos seminários a cada 15 dias. Mesmo que esses copos sejam encaminhados para a reciclagem, isso tem um impacto grande no meio ambiente e pode prejudicar os animais”.

Os membros da igreja estão sendo orientados a levar suas próprias canecas ou garrafas para substituir os copos descartáveis, mas também têm a opção de adquirir canecas no Maanaim.

Ao final do seminário, é possível entregar a caneca e receber o dinheiro de volta, destacou Gedelti. “Nosso objetivo não é vender. A preocupação é preservar o meio ambiente e ensinar nossos irmãos a fazerem o mesmo”.

A iniciativa será ampliada para os outros 60 Maanains do Brasil gradativamente, à medida que eles receberem as canecas, feitas de ágata, um material de alta durabilidade e sustentável. A Maranata também investe no
tratamento de esgoto e água de reúso para garantir que o Maanaim do Espírito Santo seja um ambiente sustentável.

“Temos condição de tratar 10 litros de esgoto por segundo e devolver esse material para a natureza com qualidade maior que a da água que tiramos. Sempre que necessário, utilizamos também nossa estação de tratamento de água de reúso, que transforma até 70% desse volume em água limpa para ser usada para lavar pátios, regar plantas e encher lagos”, explica o engenheiro eletricista Marco Aurélio de Oliveira, voluntário no
Maanaim.

A Maranata possui ainda um grande sistema de produção de energia solar capaz de suprir a demanda de consumo de todas as igrejas e Maanains do Espírito Santo e ainda de parte das igrejas de outros estados.

“Esse sistema foi criado há cinco anos e é o maior pertencente a uma religião no Brasil. Isso não é
bom só para o nosso povo, mas para a população de modo geral, porque, quando reduzimos a demanda do sistema energético do País, a tendência é as tarifas ficarem mais baratas”, afirma o pastor Gedelti.

Sítio na Serra abastece Maanaim

O Sítio Esperança, propriedade da Igreja Cristã Maranata, é o principal fornecedor de legumes e hortaliças para o Maanaim do Espírito Santo. Lá, também são produzidos os ovos e o leite sem lactose servidos nos seminários, tudo orgânico.

Segundo o pastor Jeová Ribeiro dos Santos, um dos coordenadores da cozinha do Maanaim, cerca de 50% dos legumes e das hortaliças consumidos durante os seminários que acontecem no centro doutrinário são produzidos nesse sítio, localizado na Serra.

Uma equipe de funcionários atua no Sítio Esperança no dia a dia e, quando o templo que há na propriedade recebe eventos como seminários, voluntários são convocados para auxiliar em todo o trabalho.

O local também recebe a visita de alunos da Escola Edward Dodd – iniciativa do Instituto Bíblico da
Maranata – para que eles tenham experiências de contato com os animais, a terra e os alimentos produzidos ali.

“É comum convidarmos as turmas para participarem da colheita. Esses alimentos são enviados para o Maanaim do Espírito Santo e, quando não há seminário aqui, vão para a escola ou para outros Maanains, nada é desperdiçado”, ressalta o gestor do Maanaim do Espírito Santo, Alex Sandro Jansen.

Fonte: Jornal A Tribuna.

Compartilhe 👍

Um comentário

  1. Que bênção termos a nossa Igreja como exemplo não só na parte Espiritual, mas também na Responsabilidade Social e na parte Socioambiental! Louvado seja o nome do Senhor pois somente Ele deve ser exaltado em todas estas atitudes que tornam a Instituição um exemplo para toda a Sociedade! Glória ao Senhor Deus! A PAZ DO SENHOR JESUS!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *