1 INTRODUÇÃO
Saudações a todos que estão participando deste programa. Nós damos início a uma série de ações de acessibilidade promovidas pela Igreja Cristã Maranata. Neste programa, estaremos juntos para compartilhar testemunhos de fé, práticas e ações realizadas por membros das igrejas, alguns profissionais da saúde, educação e outros que voluntariamente contribuem com informações e esclarecimentos necessários para o bem-estar das famílias.
2 O PAPEL DA IGREJA NA PROMOÇÃO DA ACESSIBILIDADE
Ao longo do tempo, a Igreja Cristã Maranata vem observando as necessidades de cada um e adequando iniciativas para promover a acessibilidade aos seus membros. A participação de todos é de grande relevância para fortalecer e expandir essas ações realizadas por pessoas que se interessam em trabalhar com acessibilidade.
“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Efésios 4:2-3)
A Palavra de Deus nos ensina que é importante agirmos com humildade, paciência e amor uns para com os outros.
3 INÍCIO DO TRABALHO DE ACESSIBILIDADE
O trabalho de acessibilidade na Igreja Cristã Maranata surge, primeiramente, com o foco na acessibilidade aos surdos. Talvez até porque no nosso próprio país se destaca mais a questão da surdez como início de um trabalho de acessibilidade, para agora entrar por outras necessidades e alcançar outras pessoas também.
4 AÇÕES DE ACESSIBILIDADE EM PRÁTICA
Nas igrejas, o trabalho com Libras (Língua Brasileira de Sinais) e o trabalho com a “janelinha de interpretação” são alguns dos exemplos concretos das ações de acessibilidade em prática.
Pastor Bízio (observem a “Janelinha de interpretação”)
Ao longo deste programa, teremos a oportunidade de aprofundar ainda mais o tema da acessibilidade na Igreja Cristã Maranata, ouvindo testemunhos e entendendo como essa importante iniciativa está sendo conduzida e expandida para o bem-estar de todos os membros.
5 ACESSIBILIDADE NA IGREJA CRISTÃ MARANATA
5.1 SEMINÁRIOS E AULAS PARA SURDOS
A Igreja Cristã Maranata oferece seminários e aulas especificamente voltados para a comunidade surda. Essa iniciativa busca proporcionar acesso à Palavra de Deus e à comunhão com o Corpo de Cristo.
5.2 ACESSIBILIDADE COMO PREOCUPAÇÃO DA IGREJA
A própria questão da acessibilidade na sociedade leva a Igreja a se preocupar com esse tema. A Igreja entende que cada pessoa é única e deve ser acolhida com respeito e com amor, assim como Deus nos amou quando nos acolheu. Essa visão fundamentada no amor de Deus norteia o trabalho da Igreja em prol da acessibilidade.
5.3 ACESSIBILIDADE EM MÚLTIPLOS ÂMBITOS
A acessibilidade na Igreja Cristã Maranata abrange diversos aspectos, como:
- Acessibilidade física, como rampas, banheiros adaptados e mobiliário adequado;
- Acessibilidade ao conhecimento da Palavra de Deus e à vida eterna;
- Acessibilidade para que a pessoa com deficiência e sua família se sintam acolhidas e participem de todas as atividades na comunhão do Corpo de Cristo (Igreja).
5.4 VALORIZAÇÃO DO DIREITO DA OVELHA
O trabalho de acessibilidade da Igreja visa garantir o direito da “ovelha” de ter comunhão com Deus. Com a participação de profissionais de diversas áreas, a Igreja busca aprimorar constantemente esse acolhimento e atendimento às pessoas com necessidades de acessibilidade.
A Igreja Cristã Maranata demonstra um compromisso profundo com a acessibilidade, buscando criar um ambiente acolhedor e respeitoso, onde todas as pessoas possam exercer plenamente seu direito de comunhão com Deus e integração no Corpo (Igreja).
6 ACESSIBILIDADE E ACOLHIMENTO
Seja a pessoa surda, autista ou com Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), não temos essas preocupações. Inclusive quando utilizamos essa terminologia, “acessibilidade” é justamente para fugir disso. Não é “Ah, é o autista” ou “Ah, é o surdo”. Não, nós somos iguais na presença do Senhor, e as diferenças que temos, sejam elas físicas ou cognitivas, serão respeitadas em nosso meio.
6.1 ACOLHIMENTO E RESPEITO
Quando falamos e agimos dessa forma, é muito diferente o trato desse assunto. Não é um rótulo que marca a vida da pessoa, mas é a presença de Deus na sua vida, é ela como uma cidadã do céu. É assim que nós queremos que você também participe conosco.
6.2 CONSTRUINDO A ACESSIBILIDADE
O trabalho de acessibilidade, com palestras, materiais e oficinas, tem sido produzido em vários lugares, em seminários preparados para que nosso povo, as professoras, pastores e famílias possam desfrutar desse conhecimento de uma forma amorosa, leve, respeitosa, cheia de fé e alegria.
6.3 INICIATIVA DA IGREJA CRISTÃ MARANATA
Foi assim que o trabalho de acessibilidade na Igreja Cristã Maranata iniciou, e é assim que ele vai prosseguir. Neste programa, teremos muitas oportunidades de abordar temas importantes para entendermos melhor sobre acessibilidade, acolhimento e o direito a ser respeitado.
Apresentadora Leonice Rocha (Programa Acessibilidade em Ação)
6.4 MENSAGEM INICIAL
O trabalho começou com seriedade, amor e respeito, e é assim que ele prosseguirá, sendo aperfeiçoado. Juntos, enfrentaremos esse tema, que para alguns assusta, traz tristeza ou até mesmo um sentimento de luto, mas aqui, trataremos desse assunto com a seriedade que você merece, da mesma forma que Deus, que cuida de Suas ovelhas.
6.5 CHAMADO À PARTICIPAÇÃO
Você pode enviar suas dúvidas, questões e até mesmo solicitar informações sobre o endereço da igreja, onde você pode levar seu filho para participar de aulas e cultos, sem ser discriminado ou visto de forma diferente. Esse é o lugar para tratarmos desse assunto, a acessibilidade em ação, a ação do Espírito Santo em nosso meio, para dar acesso à palavra de Deus.
7 AULAS ADAPTADAS E ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
As igrejas têm se esforçado cada vez mais para oferecer acessibilidade e acolhimento para pessoas com necessidades especiais, como autismo, síndrome de Down e TDAH. Esse trabalho de acessibilidade tem sido uma bênção para a Igreja.
Um dos principais focos da Igreja tem sido oferecer aulas adaptadas durante a Escola Bíblica Dominical (EBD). Essas aulas são preparadas por professores voluntários, que as adaptam para atender às necessidades especiais dos alunos.
7.1 TRABALHO COM IDOSOS
Outro importante trabalho realizado pela Igreja é o atendimento aos idosos. Com visitas e outras ações, a Igreja tem alcançado diversos idosos, sendo uma grande bênção para as Igrejas.
7.2 EVENTOS DE AÇÃO SOCIAL
A Igreja também promove eventos de ação social, onde os membros voluntários podem auxiliar a população de diversas formas. Esses momentos têm sido muito significativos e contam com a participação de todos os membros das igrejas.
7.3 CANAL DE ATENDIMENTO POR E-MAIL
Para facilitar o acesso e o esclarecimento de dúvidas, a igreja disponibiliza um canal de atendimento por e-mail. Os interessados podem entrar em contato por meio do endereço acessibilidade@presbiterio.org.br.
Portanto, a Igreja Cristã Maranata tem se empenhado em oferecer um ambiente cada vez mais acessível e acolhedor para pessoas com necessidades especiais. Com ações voltadas para a educação, o atendimento aos idosos e eventos de ação social, toda a igreja tem sido grandemente abençoada. Convidamos a todos a participarem e contribuírem para fortalecer ainda mais esse importante trabalho.
REFERÊNCIAS
Bíblia Sagrada. São Paulo: Almeida Revista e Corrigida: Edição e diagramação: Sociedade Bíblica do Brasil, 2016
Bízio, Lucimar. Doutor em Linguística Aplicada, Pastor da ICM. Contribuição na revisão doutrinária e entrevistado no Programa Acessibilidade em Ação com o tema: Objetivo do Programa, 2024.
Programa Acessibilidade em Ação. Objetivo do Programa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k9s2IX3howc. Acesso em: 8 ago. 2024.
Rocha, Leonice Monteiro Dias. Doutora em Ciência da Educação e Professora de Metodologia da Pesquisa Científica. Orientação no artigo e apresentadora do Programa Acessibilidade em Ação com o tema: Objetivo do Programa, 2024.
Santos, Aaron Froede. Médico Oncologista Clínico, Contribuição na revisão doutrinária no artigo do Programa Acessibilidade em Ação com o tema: Objetivo do Programa, 2024.